domingo, 23 de maio de 2010

“Falhas” conhecidas

A FDA (United States Food and Drug Administration’s Science Board), em resposta à avaliação da segurança/risco da melamina e seus análogos, identificou as seguintes “falhas” como um esforço adicional merecedor de investigação, a fim de fornecer a base para um maior reforço da avaliação da segurança/risco:

• Determinar a concentração e cristalização dos compostos tipo da melamina presentes na urina de diferentes espécies, incluindo possíveis co-cristalizações (melamina e CYA) em baixas concentrações, desde o aumento da cristalização entre os compostos tipo da melamina devido a ligações de hidrogénio e o efeito da ingestão de líquidos e sais na concentração de compostos tipo da melamina na urina.

• Estudos toxicológicos em diferentes espécies, incluindo o exame da co-toxicidade devido à exposição a múltiplos compostos tipo da melamina, para verificar se existem outros efeitos aditivos ou sinérgicos.

• Estudos para melhor entender a farmacocinética da melamina, incluindo os efeitos da desidratação, medicamentos comuns (diuréticos) e outros factores que alteram a excreção renal.

• Determinar se o aquecimento dos compostos tipo da melamina leva à formação de novos compostos nos alimentos com grande toxicidade como a existente nos compostos próximos.

• Conduta a longo prazo de estudos para determinar potenciais efeitos tóxicos, incluindo rins, fígado e disfunção reprodutiva ou endócrina.

• Determinar se é possível identificar biomarcadores capazes de prever a falência renal causada pela exposição a compostos tipo da melamina.




Baseado em:
Background Paper on Toxicology of Melamine and Its Analogues; R. Reimschuessel, Center for Veterinary Medicine, United States Food and Drug Administration, Laurel, MD, USA; D.G. Hattan and Y. Gu, Center for Food Safety and Applied Nutrition, United States Food and Drug Administration, College Park, MD, USA;WHO, Geneva,2009
Hau, Anthony Kai-ching; Kwan, Tze Hoi and Li, Philip Kam-tao (2009) Melamine Toxicity and the Kidney ; J Am Soc Nephrol 20: 245–250, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário