domingo, 23 de maio de 2010

Orientação sobre os níveis de preocupação para a saúde nos alimentos


A US FDA publicou na sua avaliação intercalar, uma abordagem sobre a forma de determinar o nível de perigo para produtos alimentares específicos. Este é o nível em que a ingestão diária tolerável (TDI) será alcançada tendo em conta os padrões de consumo local e a população alvo.
Este conhecimento pode ser aplicado de forma a obter uma indicação acerca dos níveis de contaminação da melamina, que poderão aumentar o potencial de alimentos específicos nos problemas de saúde. Por outro lado, há que considerar-se a média do peso corporal da população alvo para ser possível o cálculo da quantidade tolerável de melamina por pessoa e por dia e posteriormente a respectiva quantidade de alimentos consumidos por dia.
Considerando uma TDI de 0,5 mg/kg de peso corporal, uma pessoa teria de ter um peso de 50 kg para tolerar uma quantidade de melamina de 25mg/dia. Assumindo que essa pessoa beberia um litro de leite por dia, isto indicaria que a TDI seria atingida a um nível de 25 mg de melamina por litro de leite. Este nível seria então considerado como o nível de perigo.
Considerando uma criança de 5 kg a quantidade tolerável de melamina seria de 2,5 mg por dia. Esta quantidade seria atingida quando consumidos 750 ml de fórmula (ou reconstituída) líquida contaminada a um nível cerca de 3,3 mg/l (ppm).
Por comparação, o produto Sanlu incriminado nos casos ocorridos na China, estava contaminado a um nível superior a 2500 mg/kg de pó, correspondendo aproximadamente a 350 ppm no produto reconstituído (assumindo um factor de reconstituição de 7 vezes).
Foi observado que esta abordagem é bastante incerta. Em relação às diferenças de toxicidade da melamina, na espécie humana, estas foram notadas a nível toxicocinénito e a informação insuficiente foi avaliada relativamente à sensibilidade específica das crianças. Há também falta de informação no que diz respeito à interacção da melamina e do ácido cianúrico. Além disso, uma dieta exposta à melamina e aos seus análogos estruturais, como um resultado da migração do material de embalagem ou provenientes de outras origens, não está incluída; mas essa fonte de exposição normalmente pode ser considerada baixa.
Como consequência, quando são consideradas acções que devem ser tomadas sobre produtos alimentares contaminados, com elevado potencial para afectar a saúde humana, a avaliação dos alimentos mas também de outros factores deve ser tida em conta. Investigações realizadas sobre a fonte(s) da contaminação pela melamina devem ser realizadas em todos os casos na medida do possível.




Baseado em:
Melamine and Cyanuric acid: Toxicity, Preliminary Risk Assessment and Guidance on Levels in Food, 25 September 2008 - Updated 30 October 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário