domingo, 23 de maio de 2010

Toxicidade combinada


Enquanto a melamina e o ácido cianúrico isoladamente apresentam baixa toxicidade aguda, evidências de instalação de falência renal aguda em gatos e cães em 2007 associada ao consumo de comida contaminada sugere que, quando estes dois compostos são co-ingeridos levam a toxicidade renal. No incidente ocorrido em 2007, análises à comida revelaram a presença de um grande número de compostos triazinicos, incluindo a melamina e o ácido cianúrico. Num pequeno estudo, onde gatos foram alimentados com altas doses de melamina e ácido cianúrico, foi evidenciada a presença de falência renal e de cálculos renais (Brown et al., 2007; Puschner et al., 2007). Este facto foi confirmado em outro estudo (Dobson e tal., 2008) onde foram usados ratos, testando-se a ingestão de melamina isolada, amnelina ou amnelida isoladas (ambos análogos da melamina), uma mistura de melamina com ácido cianúrico e uma mistura dos quatro compostos. Nem a amnelina nem a amnelida isoladas produziram qualquer efeito renal, no entanto, as misturas causaram danos renais significativos e cristais nos nefrónios. Análises posteriores confirmaram a presença de melamina e de ácido cianúrico nos rins. Microscopia de IV sobre os cristais renais dos ratos e dos gatos confirmou que os cristais se tratavam de cristais de melamina e de ácido cianúrico.



Figura X. Ligações de hidrogénio fazem a ligação entre a melamina (verde) e o ácido cianúrico (vermelho) o que leva à formação de um complexo de melamina-ácido cianúrico insóluvel que é altamente tóxico para os rins.


O cianurato de melamina tem baixa solubilidade e poderá levar à formação de cristais deste composto. Assume-se que a melamina e o ácido cianúrico são absorvidos ao nível do tracto gastrointestinal, distribuídos a nível sistémico e, por razões ainda não determinadas, precipitam nos túbulos renais levando ao bloqueio progressivo a nível tubular e posteriormente à sua degeneração (Dobson et al.,2008).








Baseado em:
Melamine and Cyanuric acid: Toxicity, Preliminary Risk Assessment and Guidance on Levels in Food, 25 September 2008 - Updated 30 October 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário