domingo, 23 de maio de 2010

Toxicidade do ácido cianúrico

O ácido cianúrico tem baixa toxicidade aguda nos mamíferos com uma dose letal oral, (LD50), de 7,700 mg/kg de peso corporal no caso dos ratos (OECD 1999). Alguns estudos subcrónicos de toxicidade oral demonstraram que este composto causava danos no tecido renal, incluindo dilatação dos túbulos renais, necrose ou hiperplasia do epitélio tubular, aumento dos túbulos, infiltração neutrofílica e fibrose. Estas alterações são causadas, provavelmente, devido à presença dos cristais de cianurato nos túbulos renais (OECD 1999). O limite para que não sejam observados estes efeitos adversos é de 150 mg/kg/dia (OECD 1999).

Nos humanos mais de 98% da dose de ácido cianúrico administrada oralmente é excretada na urina, sem alterações, num período de 24h (Allen e tal 1982).

O cianurato de sódio foi testado em vários estudos de curto e longo prazo em ratos e ratinhos. Não induziu qualquer tipo de genotoxicidade e efeitos carcinogénicos ou teratogénicos. Os efeitos observados nos ratos e nos ratinhos, com altas doses, foi a ocorrência de cálculos na bexiga e hiperplasia epitelial da bexiga. Nos estudos a longo prazo foi observado necrose tubular renal. A dose para que não ocorram efeitos adversos no caso do cianurado de sódio, precedente de 2 anos de estudo em ratos, é de 154 mg/kg de peso corporal por dia (WHO 2004).




Baseado em:
Melamine and Cyanuric acid: Toxicity, Preliminary Risk Assessment and Guidance on Levels in Food, 25 September 2008 - Updated 30 October 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário